O que é coaching

É um processo estruturado e pragmático que tem os seguintes objetivos:

  • No alcance de metas e objetivos sejam eles pessoais ou profissionais, atuando no desenvolvimento de habilidades, capacidades e competências do cliente.
  • Cliente de coaching – se denomina coachee. Normalmente está em situação estagnada pessoal ou profissional que deseja sair da zona de conforto ou aquele profissional com alto desempenho, mas por diversas razões ambos desejam evoluir em determinada aptidão ou busca de novo desafio pessoal ou profissional. O processo de coaching busca e determina o que necessita para atingir esse crescimento.
  • Processo de transformação e parceria entre o coach e o coachee como foco no alcance de metas profissionais ou pessoais, no qual o coachee tem apoio profissional embasado em metodologia cientificamente comprovada e aprovada para descoberta e crescimento.
  • Áreas de Atuação do Coaching.

 

Processos de Coaching, Mentoria e Aconselhamento

  • Você requisita o trabalho de um coach quando quer atingir um objetivo ou definir um projeto profissional ou pessoal. Todavia, muitas pessoas confundem coach como treinador, visto que essa foi a origem do coach.

 

As diferenças entre o processo de coaching e os demais processos são:

 

Metodologia

O que significa

Mentor

Oferece conselhos e informações à um novato, jovem, ou pessoa sem experiência em determinada área para que essa possa se desenvolver e crescer profissionalmente.

Treinador

Passa orientações do tipo faça isso e não aquilo, de uma forma e não de outra. Lembra muito os treinadores em esportes.

Conselheiro

É um profissional com muita experiência em determinado assunto ou no comando de uma companhia. Pode ser um acionista, um executivo que fez carreira na organização ou alguém que se destacou no mercado e foi contratado para o cargo.